20.1.13

Da Fé, da Foto e de Maria


Da mãe e da madrinha.


- Mãe! A medalha de Santa Clara foi junto com a cama?!
- Ah, acho que foi, nem vi. 
-Aah...não tem problema. Ela protegerá o Fabrício.
- Ah, eu vejo se tá lá ainda e pego.
-Ah...deixa, não tem problema não *espécie de aperto no peito*


Acontece que, enquanto editava essa foto aqui do post, que tirei quase agora, lembrei-me de uma medalha que minha madrinha me deu de presente com um escapulário e, minha mãe colou na cabeceira da minha cama para me "proteger."
Apesar de não sermos católicos, um aperto no peito bateu e chamar minha mãe na porta, pra perguntar a respeito da medalha, foi inevitável.
Vendi essa cama pra minha prima. Seu filho, toquinho de gente, tava sem. Tô dormindo no chão enquanto a cama nova não chega. E até pensei, dia desses, em retirar a tal medalha, mas relutei.
A família da minha mãe tem como base o catolicismo, mas ninguém é fanático. 
Quase todas, Marias, nordestinas. Gente simples e de muita fé. 
Minha madrinha é uma delas, mas não é Maria. É Jandira, mas com uma fé e força de uma Maria.
Nossa Senhora tem todo meu respeito e, por isso, deixo-a pendurada num espelho no chão bem de frente à minha cama-improvisada-porém-amada-porque-eu-adoro-dormir-no-chão.
Ah sim. Tenho também uma medalha de São Jorge, também presente, que guardo com muito carinho.

Mas e daí?
E daí que a Fé é uma coisa maravilhosa!
E tava pensando aqui, em como nós - acredito que até os mais céticos - hora ou outra sentimos um angústia no peito ao nos darmos conta da impotência humana e da onipotência do que não conhecemos bem.
Mas, voltando às Marias de minha vida...
Existe um laço que, sem perceber, fora criado entre minha mãe- cujo nome é Maria-, minha madrinha, Santa Clara e a Mãe Maria. (ah, e o Fabrício agora, claro!)
Tanto que, sem eu precisar dizer muito, minha mãe compreendeu a "angústia". E isso é lindo.
 É lindo que tenhamos até mesmo angústias em comum. Que apenas com um olhar, ela se compadeça do que senti. Um sentimento bobo, mas a compaixão me confortou.
Manifestações religiosas, de fé, me fascinam. Apesar dos fanatismos, das muitas contradições, adoro quando ouço meu pai, por exemplo, dizer que "O Brasil é a pátria do evangelho."
E ele é! Uma mistura de credos, emoções, rituais. Uma cartela de cor em forma de gente que acredita! 
Uma cartela, ou seja, algo que está, de certa forma, unido.
Santa Clara protege Fabrício agora. É justo, é bonito e é o que quero.


             E não importa a crença, o santo ou religião. A certeza é essa: Tenho Maria comigo.
 





6 comentários:

  1. Basta ter fé e esperança que muita coisa se resolve. De certo modo, quando a gente busca uma força fora de nós pra continuar, na verdade nós estamos acreditando no poder de nós mesmos. É normal, porque no fundo a vontade é nossa de superar, de seguir em frente, caminhar.

    Boa noite, moça!

    ResponderExcluir
  2. Tu é artista, fotógrafa, ilustradora e poetisa também? Não pode ser!
    Quando crescer quero ser assim, como tu.

    Te admiro muito, moça. ^^

    Bjins =***

    ResponderExcluir
  3. (ué, comentei aqui, mas não foi)
    Rick,
    Isso mesmo.
    Juli,
    Imagiiiina! Obrigada, de verdade. :)

    ResponderExcluir