21.3.13

Sobre meu impasse em "bloggar"

É. Só pela demora em escrever um post novo, nota-se que ainda tenho essa dificuldade de manter um blog.
Mas hoje não quis vir aqui falar bem disso, exatamente, mas sobre algo que observo nessa relação com a blogosfera e que taaalvez seja este o motivo do impasse.
Adianto que esse post pode, de alguma forma, ofender algumas pessoas de blog, se, no fundo, minha opinião tiver alguma verdade.
Que gosto de navegar pelos cantinhos escondidos das pessoas, os tais blogs, não é mentira.
Assim como também não nego que não o faço muito porque quase nada me prende a atenção, não por muito tempo.
Dos blogs que gosto:
-Gosto dos blogs das pessoas desconhecidas da internet que me dão a esperança de que continuarão assim: blogs pessoas sobre suas trivialidades.
- Gosto dos blogs das mais conhecidas que, mesmo conhecidinhas, não se tornaram catálogos.
Dos blogs que não gosto:
- Os blogs PESSOAIS catálogos.
Mas o que é isso, Obe?
Olha, gente. Não tem nada de mau pessoas postarem os livros que leem, os filmes que gostam, as roupas que vestem. Tem gente fazendo isso, ganhando grana e fazendo muito bem!
E que tem gente que faz isso de um jeito pessoal sem se tornar didático demais, tem também.
Intenção de que talvez ele vire alguma coisa? Sim, tenho. Mas bem do meu jeito.
Só que o que tenho percebido é o que blog virou novela, catálogo, guia de como uma pessoa "deve" ser para ser vista como alguém culta, legal, um modelo a ser seguido.
E isso tem feito com que as novas blogueiras(sim, falaremos das meninas), logo na Bios, já venham com um discurso que me desculpe, cansa. Já dá pra ter uma ideia de que, se a pessoa tem um blog, e gosta de escrever, ela já "ama livros, fotos, design etc etc etc".
E aí nascem as TAGs, e quando você repara, estão todas falando dos mesmos livros, das mesmas roupas, dos meus sonhos de Europa. E talvez, no fundo, a intenção é justamente a de acontecer.
Não posso julgar sem conhecer. Afirmar que determinada pessoa publica alguma opinião como uma forma de mostrar o quanto cultiva cultura ou busca cultivar. Mas quem pode provar que estou equivocada?
Isso me preocupa porque nem toda pessoa culta é interessante e nem toda pessoa interessante é culta.
Se essa frase surpreendeu a alguém, sim, essa é a verdade da vida.
Quero ler o que sobre o que você repara, sobre sua conversa boba com uma vizinha que lavava a calçada enquanto sua mãe tirava o carro. Isso é PESSOAL.
Saber dessas coisas é simplesmente fascinante.
Livros, roupas e filmes, todo mundo pode comprar.
Não quero transformar isso aqui numa espécie de catálogo.
Se sentir vontade de falar de filmes, falarei; se quiser direcioná-lo pra um tema, farei.
Mas não quero soar alguém que, pra ser visto como legal/interessante, precisa ler todos os livros do mundo e se dizer imensamente apaixonada por eles. Filmes idem.
Logo menos volto a escrever. Escrever do meu jeito nada culto. Do jeito que hora ou outro lê um livro(mas que sabe que precisa ler mais), mas que prefere falar de sei lá, das pessoas caricatas, das conversas malucas. Mais ou menos isso.
E falando em blog, este aqui tem sido o que mais tem me tomado a atenção esses tempos:
Abra a janela

Beijo.

4 comentários:

  1. Gostei do modo que abordou o tema, um dos textos mais leves que li a respeito.

    O que eu não concordo é na questão de blogs pessoais (de mais). Particularmente acho que não importa sobre o que vá falar, desde que use suas palavras, encaixe alguma situação cotidiana e se possível abuse do sarcasmo. Dá pra fazer isso abordando qualquer assunto, inclusive filmes e livros, pena que não acontece muito. Eu mesma me acho muito impessoal as vezes. Mas me serve de consolo que escrevo com o coração haha!

    Acho que dá pra blogosfera ser mais entrosada, intima, sem necessariamente falar apenas de coisas pessoais, como o dia a dia. Até porque, assistir um filme é um experiencia que a gente gosta de compartilhar, mas muitos fazem pelos motivos errados.

    É onda de pseudo cults, e acho que é só o começo. Exclui uma porção de blogs justamente porque o tema é o mesmo em todos, mesmos livros/filmes/dicas/makes bla bla blá! E a maioria com aquele tom arrogante de alguém que é superior poque leu "A Culpa é das Estrelas", tem uma peça de roupa com estampa galaxy e bebe café....

    Mas no geral eu gosto mesmo é de ficção, cronicas, contos, absurdos, gente louca que alucina e cria uma história sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO, Camila! Acho que não soube me expressar direito. Obrigada por me complementar. hahah
      Dia desses, logo quando isso me "pegou", postei um texto até mais esclarecido, no face. Mas hoje eu só queria explicar, aqui, essa sensação.
      O que tenho visto, analisando as novas blogueiras, é que elas JÁ começam os tais blogs pessoais com um modelinho pré-estabelecido, lei-se os blogs com assuntos que a gente sabe que fazem mais sucesso...sucesso..é essa a palavra!
      Um blog, conhecido, que eu gosto muito é do Renata.
      Ela conta coisas do dia-a-dia dela, assuntos de mãe, de máquina de costura, que foge muito dessa coisa de "mostrar ser uma pessoa culta e fofa". Ela mostra sua vida de um jeito tão..ela mesmo, sabe? Conversando.
      Gosto dos que escrevem ensinando de um jeito legal, mas sem soar um personagem saindo de um conto de fadas.
      Pois é.
      Obrigada por tirar palavras que não consegui colocar no post! hahaha

      Excluir
  2. Oie! Fiquei bem feliz com a menção do meu blog, mas mais feliz ainda com o post como um todo. Não sei, tenho a impressão que os blogs têm surgido como uma forma de negócio, planejado demais, pensado demais, ensaiado demais. um blog que tenho curtido acompanhar é de uma mulher de portugal: http://www.raparigascomonos.com/ ela fala de moda (assunto que odeio), culinaria, vida, filhos, insegurança de um jeito bem natural.
    enquanto a espontaneidade tiver em primeiro lugar, um blog sempre será gostoso de ser ler e acompanhar.
    que inspiração nunca te falte.
    beijos!!bruna-abrajanela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Ah, que bom que gostou.:)
      Tenho acompanhado muito eu blog justamente pela naturalidade e desapego que as coisas acontecem por ali. E sim, temos essa mesma impressão.
      Não acho ruim, longe disso, ter alguma intenção com blogs, mas acabei reparando nas blogueiras de seus 13, 14, 15 anos de idade, meio que se "preparando" para a carreira de blogueira, sabe?
      Obrigada pela recomendação de blog. Ainda mais vinda de Portugal, país que encanta e ainda conhecerei!
      Que inspiração não nos falte nunca.
      Beijos!

      Excluir